Psicologia explica como o distanciamento social afeta sua saúde mental

março 19, 2020

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Como a maioria de vocês está lendo isso, nunca experimentei algo parecido com esta situação atual em toda a minha vida. Somos encorajados a nos distanciar socialmente dos outros, e é o melhor para achatar a curva. Enquanto isso vai salvar muitas vidas em todo o mundo, o que é incrível, estou preocupado com a saúde mental de todos. Há um debate em torno do confinamento solitário na prisão, porque muitos o vêem como um castigo cruel e incomum devido às ramificações da saúde mental. Então, agora, precisamos cuidar da nossa saúde mental mais do que nunca.

Estou sóbrio com drogas e álcool há mais de 7,5 anos e, quando os viciados se isolam, isso pode se tornar uma situação ruim rapidamente. Mas e aqueles que lutam com ansiedade e depressão? Pensar na ruminação pode ser torturante, e o surto de coronavírus deu às pessoas muito mais para refletir. Ao entender a psicologia por trás de como o distanciamento social afetará nossa saúde mental, podemos começar a procurar algumas soluções.

A psicologia do distanciamento social

Eu estudo psicologia há anos lendo livros de alguns dos melhores psicólogos do mundo. No geral, três fatores de risco para depressão são consistentes: um estilo de vida sedentário, sono ruim e falta de conexão social. Inferno, um dos meus livros favoritos sobre depressão é do jornalista investigativo Johann Hari, Lost Connections, que trata de como várias formas de desconexão estão nos deixando infelizes.

Sempre ouvimos que as pessoas são criaturas sociais, e é por isso que precisamos estar perto de outras pessoas. Mas se você é como eu, deseja mais respostas do que isso.

Agora, nos voltamos para a psicologia evolucionária. Eu amo essa forma de psicologia, porque ajuda a dar uma explicação sobre por que certas características sobreviveram ao pool genético quando se trata de nossa saúde mental. Em um post recente, discuti oito livros que podem ajudar as pessoas durante esse período, e um deles foram Boas razões para sentimentos ruins, do Dr. Randolph Nesse. Este é um dos meus livros favoritos sobre psicologia evolucionária que eu recomendo a todos.

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Para entender como o distanciamento social afeta nossa saúde mental e por que, precisamos voltar ao tempo dos caçadores e coletores. Naquela época, não era apenas a sobrevivência dos mais aptos, era também a sobrevivência dos ansiosos e deprimidos. A melhor maneira de pensar em nossas emoções é como alarmes; eles foram projetados para nos dizer que algo está errado e que algo precisa mudar. Antigamente, o principal motivo de depressão e ansiedade era pedir para você voltar ao grupo.

Se você fazia parte da tribo e se afastava, eram más notícias. Você corria o risco de ser atacado por um animal, se machucar, comer uma baga potencialmente venenosa ou algum outro evento com risco de vida. Sozinho, você poderia morrer. É por isso que a evolução manteve essa característica de saúde mental em todos nós. Estar perto dos outros é um sinal de segurança.

Portanto, mesmo após o término do surto de coronavírus, você precisa evitar o isolamento a todo custo.

Algumas soluções de distanciamento social

Mas agora que sabemos como o distanciamento social está afetando nossa mentalidade, o que fazemos sobre isso? Por mais que as pessoas gostem de usar a tecnologia, ela será nosso salvador agora. Embora não tenhamos pesquisas suficientes sobre se a conexão digital é tão boa quanto o contato pessoal, é melhor que nada. Algumas teorias dizem que uma parte importante da conexão humana está espelhando os neurônios e temos chats por vídeo, o que pode ajudar.

A primeira solução é chegar às pessoas e ter discussões significativas. Não apenas o “Ei, como vai?” mensagem de texto, mas uma conversa real. Todos nós deveríamos estar tentando ter pelo menos três conversas por dia. De preferência, evite enviar mensagens de texto quando possível e faça um bate-papo por vídeo ou fale ao telefone. Parte da conexão humana envolve a capacidade de ver o rosto e as emoções de uma pessoa (neurônios-espelho), mas também nos beneficiamos ao ouvir a voz de uma pessoa. Ao poder ouvir e ver as pessoas, nos sentimos menos isolados socialmente.

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Como alguém em recuperação do vício, tenho pensado muito em como as pessoas estão evitando reuniões de 12 etapas e quantas recaídas o distanciamento social está causando. Para os que estão em recuperação, recomendo que você visite o InTheRooms.com, que realiza reuniões on-line de 12 etapas de todos os tipos. Se você gosta de AA ou NA, eles têm os dois o dia inteiro. Também existem reuniões da Al-Anon, bem como outras reuniões para dependências comportamentais como Gamblers Anonymous (GA) e Overeaters Anonymous (OA).

O motivo pelo qual as reuniões em 12 etapas funcionam tão bem é que nos mostra que não estamos sozinhos e que outras pessoas estão experimentando os mesmos pensamentos e emoções que estamos. Se você não está em recuperação, há opções para você também. É 2020, e você pode encontrar grupos de suporte on-line onde quiser. O Facebook é provavelmente o melhor lugar para procurar grupos de apoio para depressão, ansiedade, trauma e outras formas de doença mental. Você também pode encontrar pessoas com quem conversar no Twitter e Instagram pesquisando diferentes hashtags.

Finalmente, recomendo que você experimente a terapia on-line. Há um debate sobre se a terapia on-line é tão benéfica quanto a terapia presencial, mas eu já faço isso há mais de um ano e adoro. Em plataformas como BetterHelp, você pode conversar por vídeo, ligar ou enviar mensagens de texto com seu terapeuta. O legal é que, mesmo quando você não está em sessão, muitos terapeutas como o meu responderão às suas mensagens no aplicativo.

Tenho muitos amigos e ex-colegas que são terapeutas, e muitos deles estão tentando levar seus clientes a fazer esses tipos de sessões. Minha esperança é que isso normalize essa nova forma de terapia. Muitos deles estão migrando para plataformas como o BetterHelp, porque agora, mais do que nunca, as pessoas podem usar alguma terapia.

Há muitas coisas fora de controle agora, mas sua saúde mental não precisa ser uma delas. Concentre-se no que você tem controle e prometo que ficará agradecido. No meu canal do YouTube, venho fazendo uma variedade de vídeos sobre como manter sua saúde mental durante esse período, mas muitos outros estão fornecendo uma tonelada de recursos também. Se você me seguir no Twitter @TheRewiredSoul, também estou compartilhando uma tonelada de recursos. Portanto, fique seguro e cuide da sua saúde mental.

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“Ser empático é ver o mundo através dos olhos do outro, e não ver nosso mundo refletido em seus olhos.”

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- Carl Rogers