Prosperando em um trabalho que parece não se adequar à sua personalidade

março 19, 2020

Cursos para Profissionais de Psicologia, Atualização em Psicologia, Cursos para Estudantes de Psicologia, Cursos de Psicologia, Seminários de Psicologia

Como um introvertido autoproclamado navegando no mundo profissional após a graduação, pensei que meu trabalho ideal seria aquele que envolvesse interação mínima com os outros. Surpreendentemente, meu primeiro emprego depois da faculdade acabou sendo o oposto. Acabei em uma posição voltada para o cliente, onde passava meus dias de trabalho enviando e-mails para clientes, conversando com clientes por telefone, encontrando-me pessoalmente com clientes e verificando com os membros da minha equipe pessoalmente ou no Slack. Nossa equipe também trabalhava em uma área de escritório de conceito aberto, onde a qualquer momento meu chefe ou colegas de trabalho podiam ir até minha mesa e iniciar uma conversa ou um cliente local podia entrar pela porta.

Tudo isso somado, saí do trabalho quase todos os dias me sentindo totalmente esgotado. Gostei muito da equipe maravilhosa com a qual trabalhei, mas depois de um tempo não consegui abalar essa profunda sensação de que não era uma boa opção para mim. Na época, eu atribuí esse sentimento ao fato de ser um introvertido preso no trabalho de um extrovertido. Eu senti como se não pertencesse. Eu não conseguia encaixar uma estaca quadrada em um buraco redondo e disse a mim mesma que precisava parar de tentar.

Depois de seguir em frente, vi-me navegando no mundo do trabalho remoto. E, engraçado, comecei outra posição orientada para as pessoas, lidando com o suporte ao cliente da Zaengle. Será que aparentemente eu não aprendi minha lição da primeira vez? Não. Em vez disso, encontrei um equilíbrio que funciona melhor para mim, então não apenas aprecio meu trabalho, mas também não sinto que minha energia social se esgote todos os dias às cinco horas. Ele me convenceu de que um introvertido pode sobreviver e até prosperar em um trabalho extrovertido, e um extrovertido pode fazer o mesmo em um trabalho introvertido. É para todos? Não. Mas se você se encontrar em uma situação como essa, continue a ler.

Introvertidos em trabalhos extrovertidos

Lembre-se de que sua introversão não é uma limitação

Cursos para Profissionais de Psicologia, Atualização em Psicologia, Cursos para Estudantes de Psicologia, Cursos de Psicologia, Seminários de Psicologia

Às vezes, pode parecer que sua introversão é uma desvantagem no trabalho, principalmente se você estiver cercado por extrovertidos. Mas o que o diferencia pode realmente funcionar em seu benefício e ajudar a criar um ambiente de trabalho completo.

Como introvertido, você pode achar que possui pontos fortes diferentes dos de seus colegas de saída. Por exemplo, você pode ser um ótimo ouvinte e ter uma memória aguçada de pequenos detalhes de conversas anteriores, o que pode ser uma tremenda ajuda ao criar conexões com os clientes. Ou talvez você se sinta desconfortável ao “voar” quando se trata de reuniões ou apresentações, para que gaste muito tempo pesquisando, planejando e praticando com antecedência para se preparar. Para os membros extrovertidos da equipe, isso pode parecer desnecessário, mas esse nível de preparação certamente pode funcionar para manter as reuniões no caminho com uma agenda clara e ajudar você a estar pronto para qualquer possível pergunta que possa surgir durante uma apresentação.

Considere trabalhar remotamente

Para mim, trabalhar em casa fez uma enorme diferença. Meu escritório em casa é silencioso e tem menos distrações, o que eu achei melhor para o meu foco. Posso fazer as coisas sem ser interrompido por conversas paralelas entre meus colegas de trabalho sentados nas proximidades, alguém parando na minha mesa para conversar a caminho de pegar um refil de café, ou em reuniões ocasionais da equipe. Em vez disso, sinto que tenho um pouco mais de controle sobre quando interajo com outras pessoas no trabalho. Posso verificar minhas mensagens do Slack depois de terminar de digitar um pensamento importante naquele e-mail que estava prestes a enviar, em vez de ser interrompido no meio. As reuniões geralmente são agendadas com antecedência, para que eu possa planejar melhor meus dias e me sentir preparado para participar deles. Usar minha energia social em surtos como esse me ajuda a terminar um dia de trabalho sem me sentir esgotado.

Encontre maneiras de recarregar

Não importa de onde você trabalhe, é importante encontrar maneiras de se energizar novamente. Para introvertidos, isso geralmente significa passar um tempo sozinho ou com um pequeno grupo de pessoas mais próximas. Talvez para você, poderia dar um passeio sozinho, ler um livro, manter um diário ou encontrar um amigo para jantar. Quaisquer que sejam as atividades que você mais recarrega, certifique-se de abrir espaço em sua programação semanal para dar tempo a elas. Você se agradecerá mais tarde.

Extrovertidos em trabalhos introvertidos

Interaja com sua equipe regularmente

Conectar-se com os membros da sua equipe geralmente é uma ótima maneira de revitalizar socialmente durante o dia de trabalho. Procure oportunidades para participar de reuniões de equipe ou iniciar conversas em um canal do Slack e misture as discussões entre assuntos relacionados ao trabalho e tópicos mais alegres. Se você trabalha remotamente, ative chamadas de vídeo regularmente para alguma interação cara a cara. Ficar conversando diariamente com seus colegas de trabalho pode ajudá-lo a permanecer conectado como uma equipe e afastar esses sentimentos de isolamento.

Cursos para Profissionais de Psicologia, Atualização em Psicologia, Cursos para Estudantes de Psicologia, Cursos de Psicologia, Seminários de Psicologia

Faça conexões fora do trabalho

Eu acho importante que todos tenham uma vida fora do trabalho, mas principalmente se você sentir que não está recebendo interação social suficiente durante o dia de trabalho. Faça planos frequentes para passar tempo com a família e os amigos. Tenha uma noite em pé (ou duas ou três) a cada semana para jantar ou experimentar uma nova receita com um grupo de pessoas. Encontre um hobby ou participe de uma organização em sua comunidade que lhe dê a chance de conhecer outras pessoas com interesses semelhantes. Ter algum tipo de evento social pelo qual ansiar no final do dia pode tornar seu tempo trabalhando sozinho mais satisfatório.

Fazer novas conexões também pode se aplicar à sua vida profissional. Se você trabalha remotamente, experimente um espaço de coworking ou trabalhe em uma cafeteria de vez em quando para conhecer novas pessoas. Procure eventos de networking em sua área que lhe darão a chance de estar perto de outras pessoas com empregos em um setor semelhante. Encontrar pessoas além dos membros da sua equipe que entendam o seu trabalho pode oferecer a você uma oportunidade de compartilhar suas experiências e aprender umas com as outras.

Encontre seus pontos fortes

Descubra em que você é bom e procure oportunidades no local de trabalho para colocar essas coisas em ação com outras pessoas. Envolva-se em projetos de grupo que não apenas lhe darão a chance de trabalhar em algo que você gosta, mas também permitirão que você colabore com seus colegas de trabalho frequentemente. Procure maneiras de se voluntariar para novas iniciativas que lhe dariam mais motivos para interagir com outras pessoas. Ofereça-se para realizar uma reunião, encabeçar um novo projeto, representar a empresa em uma próxima conferência ou visitar os clientes. Quaisquer que sejam seus pontos fortes, encontre motivos para usá-los de uma maneira que o aproxime mais dos outros.

Não importa onde você esteja na escala introvertida / extrovertida …

Às vezes, pode ser difícil se sentir realizado em um trabalho que, à primeira vista, parece não se encaixar no seu tipo de personalidade. No entanto, quando nos encontramos em uma situação como essa, talvez o que mais precisamos seja de uma mudança de mentalidade. Em vez de tentar fazê-lo funcionar, apesar de quem somos, talvez o que devamos focar seja fazê-lo funcionar por causa de quem somos. Nossas diferenças de personalidade são o que nos permite trazer nossas forças únicas para a mesa, e uma equipe bem equilibrada precisa de pessoas de todos os tipos para funcionar corretamente. Talvez o simples ajuste de como vemos nossa situação possa nos ajudar a aproveitar ao máximo onde estamos e encontrar mais satisfação em nosso trabalho diário.

Entre em contato conosco

Não fique com dúvidas, envie-nos uma mensagem e elimine todas as suas perguntas.

Enviar Mensagem

Últimos Posts

“Ser empático é ver o mundo através dos olhos do outro, e não ver nosso mundo refletido em seus olhos.”

“Ser empático é ver o mundo através dos olhos do outro, e não ver nosso mundo refletido em seus olhos.”

- Carl Rogers